Biografia / Memórias

ZARUR NO PROGRAMA "CIDINHA LIVRE"

GAZETA DE NOTÍCIAS apresenta aos seus leitores de todo o Brasil mais um capítulo inédito das “Memórias” de Alziro Zarur. Hoje, damos nesta página a entrevista que o Presidente Mundial da LBV concedeu à querida Cidinha Campos, frente às câmeras e microfones da TV Tupi, canal 6, no dia 17 de fevereiro de 1971. É um trabalho curioso e interessante, porque no palco da emissora da Urca, para um auditório superlotado, Zarur foi estudado à luz da astrologia, da grafologia, da onirosofia e da quirosofia: passou pela análise de Nena Martinez, Amaral Gurgel, Pedro de Lara e Glória de Santa Cruz. Além do comando de Cidinha, houve a interferência constante da Voz Oculta, que outra não foi senão a voz de Mauricio Sherman, que hoje dirige, com muito bom êxito, o Fantástico sensacional da TV Globo, canal 4. E assim se demonstra como serão variadas e espetaculares as “Memórias” do criador da Legião da Boa Vontade. Mas, feito este intróito, passamos a palavra à nossa amiga Cidinha Campos:

Cidinha – A nossa “Personalidade Oculta” nasceu dia 25 de dezembro de 1914. É, realmente, uma grande personalidade! Aquela mão, que Glória de Santa Cruz está estudando, nunca faltou aos que a procuraram, num gesto de caridade. Eis a “Personalidade Oculta”! Suas iniciais: LBV. Seu nome – ALZIRO ZARUR!
(O povo aplaude durante 3 minutos)

Cidinha a Nena Martinez – Eu quero que a senhora dê a sua interpretação do nosso convidado.

Nena Martinez – Para um homem como ALZIRO ZARUR, permita-me ficar de pé.
(O povo aplaude e grita: – Muito bem! ZARUR! ZARUR! ZARUR!)

Nena Martinez – Um vulto como ALZIRO ZARUR engrandece uma Pátria, enobrece uma geração. Nascido a 25 de dezembro, tem o Sol em Capricórnio. É um homem honrado, puro e trabalhador. Tem lutado muito. Bem casado, pai de prole pequena, mas de prole que marcará uma geração. Espírito desprendido, capaz de acumular fortunas, tem em seu caminho (talvez ele não saiba) uma grande fortuna, por intermédio da qual realizará os seus maiores ideais – filantrópicos, sempre! Atente, somente, Presidente ALZIRO ZARUR, para o futuro. O trabalho vai ser sua bandeira, e abrirá caminho para algo gigantesco, breve, no seu ano absoluto de decisões.

Amaral Gurgel – Meu colega, meu amigo, meu Irmão Zarur. Ao analisar a letra, a gente esquece os amigos e as intimidades, principalmente quando não se sabe de quem é. É possível que o que eu vou dizer coque inicialmente, mas aguardem o resultado final. A letra do ZARUR revela um homem violento, mas contido, teimoso, ambicioso e econômico, de uma inteligência enciclopédica. Isso tudo são defeitos, desde que mal conduzidos; no entanto, aí entra a parte do caráter, o uso dessas forças. Temperamento equilibrado, inimigo de dogmas, tanto que criou a sua própria estrada. Dominando a violência, dominando a sua ambição pessoal, dominando essa tendência até mesmo para a sovinice, ele teve a válvula de escape do misticismo. Tornou-se um líder. Essa violência ele a transformou em disciplina – autodisciplina, mas não só para ele: para todos os que o cercam. Tornou-se, de certa forma, também frio, nunca deixando que o sentimento dominasse a razão. Contido, vive cercado, adorado quase. No entanto, continua sendo um homem solitário. Vive em solidão íntima, e tem o hábito de transmitir ensinamentos (aqui eu estava vendo somente a letra, mas não sabia de quem era e nem qual era o sentido) mas sua letra revela o hábito de transmitir ensinamentos sem logo completá-los. Mas é um grande caráter! Parabéns, ZARUR!

Pedro de Lara – Eu quero dizer aos amigos telespectadores que muitos me têm aqui como carrasco, mas eu tenho explicado, bem claro, que só tive sonhos para interpretar e dar a minha irreverência quando necessário se tornava. Mas existem sonhos maravilhosos, que são os sonhos premonitórios, de origem espiritual. Este sonho é, realmente, da Bíblia Sagrada: o sonho de Nabucodonosor (esse grande rei que se tornou fabuloso através da História), e pessoas hoje vivas podem ter sonhos iguais, porque recordam e trazem a repercussão da Bíblia. E a Bíblia Sagrada é o caminho certo; é, pois, na Bíblia Sagrada que nós encontramos os sonhos verdadeiros. Salomão pedia a Deus que lhe fossem concedidos os sonhos para a sabedoria. Davi, o espetacular Davi, dava interpretações maravilhosas. Daniel interpretava maravilhosamente os sonhos do rei Nabucodonosor. Então, ZARUR teve um sonho de repercussão da própria Bíblia. Este homem me parece um dos maiores líderes reencarnados, porque tem muitas qualidades mediúnicas.

Glória de Santa Cruz – Esta mão é de um homem de grande força de vontade, e essa vontade está sempre voltada para um fim único e já estabelecido por sua lógica e razão. Tem a determinação obstinada de nunca abandonar o caminho que traçou. É generoso e gentil. Seus dedos são espirituais. Gosta de solidão. É um poeta e, por conseguinte, um eterno sonhador. Possui extraordinária resistência física, além de força moral simplesmente transcendental. Ele nunca desesperará. Tem vocação para julgar pessoas. Este homem tem as mãos de um autêntico líder.

Cidinha – Senhor ALZIRO ZARUR: Glória de Santa Cruz disse que o Senhor tem vocação para julgar pessoas.

ZARUR – Bem, qualquer um tem essa vocação. Agora, depende da conceituação desse “julgar”.

Voz Oculta – Alô, ZARUR! Vou dar um furo: você foi convidado para fazer parte do júri da TV Tupi!

ZARUR – É verdade!

Voz Oculta – Isso quer dizer que você vai julgar, mas Jesus condena o julgamento em seu Evangelho: “Não julgueis!” E agora, como é que você sai dessa?

ZARUR – Com muita facilidade. Jesus quis dizer não julgueis: não condeneis sem prova, não difameis, não calunieis. Julgar no sentido de analisar é um direito inalienável da sagrada pessoa humana.
(O povo aplaude)

Cidinha – Senhor ZARUR, Amaral Gurgel afirma que o Senhor é teimoso.

ZARUR – Tudo depende de definir. Teimoso, aí, eu creio que ele queira dizer perseverante. É a força da perseverança! É querer, que é poder!
(Aplausos)

Voz Oculta – É teimoso! Diz um famoso bispo que essa história de Apocalipse está superada. Por que você insiste no Apocalipse desde que fundou a Legião da Boa Vontade? Você não pode nem deve enganar o povo. Então, por que insiste em afirmar que Jesus vai voltar ao mundo? E não é teimoso, ZARUR?

ZARUR – Parece que estou derrotado, não é? Mas não estou não. Em primeiro lugar, quem encarece o valor do Apocalipse é a Igreja, é o Protestantismo, é o Espiritismo, que aceitam o Apocalipse e lhe recomendam a análise profunda. Eu cheguei a defini-lo como “Evangelho Moderno”, porque o Apocalipse não é de São João, o Evangelista, da Ilha de Patmos. Esse Apocalipse é de Jesus e, que eu saiba, ainda nesta época, Jesus é o maior cientista, o maior religioso, o maior filósofo, o maior político de todos os tempos da Humanidade.
(O povo aplaude)

ZARUR – Hoje, quem não souber Apocalipse já não poderá dizer que sabe Evangelho. Perdão, mas é a opinião deste velhinho aqui, que estuda isso há muitos anos. Quanto a esta segunda parte, de Jesus voltar a este Mundo: é uma teimosia minha? Não sei a quem pertence essa voz cavernosa, mas é uma voz simpática. Cabe-me dizer, apenas, o seguinte: quem disse que “Jesus vai voltar” foi o próprio Jesus. Está no seu Evangelho. Está no seu Apocalipse. “Eis que venho sem demora e digo a cada um: – Sê fiel até à morte e eu te darei a Coroa da Vida! – Orai e Vigiai, porque não sabeis em que dia e em que hora voltará vosso Senhor!”
(Aplausos prolongados)

ZARUR – Portanto, eu não inventei a Volta de Jesus. Ele está para voltar, e vai voltar – queiram ou não os inimigos dele: Satanás, Anti-Cristo e Falso Profeta.
(O povo aplaude)

Cidinha – Senhor ALZIRO ZARUR, Amaral Gurgel diz ainda que o Senhor tem o hábito de transmitir ensinamentos, sem completá-los.

ZARUR – Aí, naturalmente, Amaral Gurgel entrou na esfera da Fé e, neste campo, muita coisa nos leva a confundir o fato com as aparências do fato. Olha o caso de Ali Babá e os 40 Ladrões: todo mundo, hoje, quando quer dizer que alguém é ladrão, diz que é Ali Babá. Entretanto, Ali Babá combateu e prendeu os 40 ladrões. Mas, como o nome dele estava na cabeça da história, todo mundo pensa que Ali Babá era ladrão. Coitado do Ali Babá! Ninguém mais inocente que ele.

Voz Oculta – ZARUR, você ensina que todos os mundos são habitados, mas os astronautas foram à Lua e não viram ninguém. Prova essa!

ZARUR – Bem, eu sempre preguei e prego, ainda hoje, que todos os mundos são habitados. A morte é um boato. Não existe morte no Universo, porque até o cadáver, que é enterrado no cemitério São João Batista, ou no Caju, até o cadáver se transforma em outros seres. Da aparente morte surgem novas vidas, novos seres. Ora, cada planeta, cada orbe, cada corpo sideral tem sua “humanidade especifica”. Nós não vamos querer que o planeta Júpiter tenha humanidade igual à nossa. Então, eu posso dizer, com base em muitos ensinamentos, que os homens vão à Lua, pensam que estão sozinhos, mas estão rodeados de gente por todo lado, porque os habitantes não são fotografáveis aos astronautas da Terra. Portanto, esta é a filigrana: eles chegam lá na Lua, não vêem ninguém com carne e osso, tomando refresco ou água mineral, e pensam que não há ninguém. Entretanto, a Lua está cheia de gente! Os selenitas não são uma ilusão. Lá estão, à disposição de quem tem olhos de ver.
(Aplausos)

Cidinha – Senhor ALZIRO ZARUR, Glória de Santa Cruz disse que o Senhor é obstinado, a tal ponto que chega a negar as evidências.

ZARUR – As evidências ou as eminências?

Cidinha – As evidências.

ZARUR – As evidências? Aí, também, é preciso definir o que vem a ser evidência... Evidentemente!

Voz Oculta – Vou dar uma!

ZARUR – Como?

Voz Oculta – Vou dar uma evidência: nas suas pregações, você nega que Adão e Eva tenham sido o primeiro casal na Terra. Você falou, também, em Novo Mandamento, quando só se conhecem 10 Mandamentos da Lei de Deus. Você quer mais evidência que isto?

ZARUR – Já perguntou?

Cidinha – Já.

ZARUR – Bem, à excelentíssima Voz Oculta respondo humildemente: qualquer criança nega que Adão e Eva tenham sido o primeiro casal, porque a Bíblia nos conta que Caim matou Abel por inveja. Em televisão, também isso acontece muito. Então, Caim matou Abel. Fugiu para a terra de Nod e ali se casou. Eu pergunto: com quem?
(O povo interrompe com palmas)

ZARUR – E como veio a raça negra de um casal branco de arianos? Não há ciência que agüente isto. Um casal branco não pode dar filhos pretos! Ninguém mais que eu respeita a raça negra; ninguém mais que eu adora os pretos; mas estou diante de um fato, para provar a ilusão de que a raça humana tenha provido de um só casal. Isso foi um artifício de Moisés para unificar a sua gente: mas, evidentemente, nós provamos que há muitos casais nos primórdios da Terra. E qual foi a outra pergunta da Voz Oculta?

Voz Oculta – Novo Mandamento.

ZARUR – meu Deus do Céu! Quem nos deu o Novo Mandamento foi o fundador do Planeta: Nosso Senhor Jesus Cristo! Está no Evangelho segundo São João, capítulo XIII, versículo 34: “Um Novo Mandamento Eu vos dou: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. E depois conclui: “Ninguém tem maior amor do que este – dar a sua própria vida pelos seus amigos (e pelos seus inimigos)”. Jesus – o mesmo que deu os Dez Mandamentos a Moisés, no Sinai! Não foi o Deus Total, porque ELE não se comunica diretamente com os homens. Não é por orgulho, não! É porque o homem, se chegar perto de Deus, se desintegra. Só quando ele tiver um corpo fluídico, bem purificado, poderá ver, face a face, o Onipotente. É o que Jesus ensina no seu Evangelho. Então, quem nos deu o Novo Mandamento, que é toda a alma da LBV, foi o próprio Cristo de Deus, Rei dos reis e Senhor de todos os exércitos.

Cidinha – Senhor ALZIRO ZARUR, Amaral Gurgel disse que o Senhor é ambicioso.

ZARUR – Ah, sou! Eu tenho uma ambição que hei de manter até ao fim da minha vida: ver o Brasil na vanguarda do mundo, ver o Brasil integrado na Doutrina deste Novo Mandamento que de Jesus – a união de todos pelo bem de todos, porque nós pregamos, no Ecumenismo Total da LBV, que todos somos cristãos. Está no Evangelho: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Portanto, ninguém entrou neste Planeta sem a permissão do Cristo. Somos todos cristãos e todas as religiões são evidentemente cristãs. Para que tanta briga? Para que tanta má vontade, se somos uma família só?
(Aplausos)

Voz Oculta – ZARUR, a voz cavernosa vai-se retirar; mas, antes, quer fazer duas perguntas: – Você se considera religioso?

ZARUR – Toda criatura é congenitamente religiosa.

Voz Oculta – Então, porque alguns católicos afirmam que você é inimigo da Igreja?

ZARUR – Essas pessoas estão por fora, porque passei quinze anos levando pedradas só porque pregava a idéia ecumênica! João XXIII, grande Papa, reforçou a minha tese, sabendo ou não sabendo (eu acho que sabia, porque eles gravam tudo e mandam para o Vaticano), endossou a minha tese e preparou o campo para João Batista Montini, atual Papa Paulo VI. E o Papa Paulo VI, sendo um homem justo, me mandou uma Medalha, entregue pelo Núncio Apostólico. Por quê? Porque eu fui julgado merecedor. Por quê? Por serviços prestados à Causa do Ecumenismo. Então, se o Papa me manda sua Medalha, como posso ser contra a Igreja? Eu sou a favor da Verdade, e quem amar a Verdade estará comigo até à consumação dos séculos!
(Povo aplaude)

Cidinha – Senhor ZARUR, hoje nós mudamos um pouco o critério da sua apresentação, em virtude daquilo que eu já disse.

ZARUR – Posso fazer um agradecimento? A doutora Nena Martinez é suspeita porque ela me conheceu menino, como eu a conheci menina, no Colégio Pedro II: seu nome é Consuelo Martinez Roma (eu não me esqueço...). Tenho memória fotográfica. Boa aluna e boa colega, de caráter excepcional. Pedro de Lara – sincero nas suas convicções (eu ouço tudo, sei de tudo, acompanho tudo: sou um SNI em pessoa). Amaral Gurgel, que eu vi alvorecer com o talento das novelas, na Rádio Nacional. E esta Glória de Santa Cruz, que fez um estudo realmente impressionante. Se for possível, eu gostaria de levar o parecer de todos; eu lhes ficarei muito grato. Sim? Obrigado: levarei.

Nena Martinez – Se me permite a Direção do programa, eu desejo dizer uma palavrinha. Nós nos conhecemos exatamente desde crianças. Estudamos no mesmo Colégio Pedro II e na mesma Faculdade Nacional de Direito. Mas uma coisa nos uniu: aquela vontade férrea! Sempre! Porque ALZIRO ZARUR, já nos bancos do Colégio Pedro II, nos ensinava a todos a amar a Deus. Não sei se vou ferir a gentileza, o caráter e a humildade de ALZIRO ZARUR: ele nunca foi dos que nós dizíamos serem da “turma avançada” daquele tempo... Ele nunca passou do cafezinho e levava tudo a sério.

Cidinha – Obrigada, Nena. Senhor ALZIRO ZARUR, agora eu pediria ao Senhor que julgasse qual das análises se aproximou mais do verdadeiro ALZIRO ZARUR, para receber o premio.

ZARUR – Bem, sou um homem que tem sempre de se definir dentro da Verdade, sem ferir a ninguém. Se tenho de dar a minha opinião, digo que foi a de Nena Martinez, talvez por me conhecer a mais tempo. Então, não foi influenciada pelo conhecimento direto da Personalidade Oculta que, graças a Deus, não está mais oculta... De modo que o premio é para a doutora Nena Martinez, com licença do Maurício Sherman.

Cidinha – Obrigada, Senhor ALZIRO ZARUR, pela sua presença!
(Aplausos).

(Matéria publicada no Jornal Gazeta de Notícias de 14 de novembro de 1976).

Nenhum comentário: